O vídeo oficial de “Smells Like Teen Spirit”, lançado pelos Nirvana em 1991, ultrapassou esta semana a marca dos dois mil milhões de visualizações no YouTube, tornando-se num dos poucos vídeos de rock a atingir esse número na plataforma.
Este feito coloca os Nirvana ao lado de nomes como Twenty One Pilots, Coldplay, Imagine Dragons, Linkin Park e Guns N’ Roses, cujos videoclipes também ultrapassaram a fasquia dos dois mil milhões de views. Entre eles, destacam-se “Stressed Out” (com mais de três mil milhões) e “Heathens” dos Twenty One Pilots, “Believer” dos Imagine Dragons ou “November Rain” dos Guns N’ Roses.
Realizado por Samuel Bayer, o vídeo de “Smells Like Teen Spirit” tornou-se num fenómeno inesperado da MTV nos anos 90 e foi determinante para expor ao grande público a cena grunge de Seattle. A estética suja e rebelde do vídeo, gravado num ginásio de liceu repleto de estudantes em euforia, cheerleaders com o símbolo anarquista e uma banda em total libertação criativa, ajudou a definir o espírito de uma geração.
Com Kurt Cobain à frente, Kris Novoselic no baixo e Dave Grohl na bateria, os Nirvana protagonizaram um dos momentos mais icónicos da história da música alternativa, num vídeo que mistura caos e irreverência: guitarras partidas, mosh pits, e um final explosivo que simbolizou a ruptura com o mainstream da época.
O impacto do vídeo estendeu-se para lá da música. Ajudou a consolidar a popularidade da banda e serviu de catalisador para o sucesso global do álbum “Nevermind”, lançando o grunge para o centro da cultura popular dos anos 90.
Mais de três décadas depois, “Smells Like Teen Spirit” continua a ser um marco cultural e visual, agora reconhecido também pelo impressionante número de visualizações no YouTube.
Foto | Anton Corbijn / DGC / Universal