A segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2025 realiza-se hoje em Basileia, na Suíça, e vai definir os dez países que se juntam aos finalistas já apurados, incluindo Portugal, que garantiu a qualificação com a canção Deslocado, dos Napa.
Estão hoje em competição dezasseis países: Austrália, Montenegro, Irlanda, Letónia, Arménia, Áustria, Grécia, Lituânia, Malta, Geórgia, Dinamarca, República Checa, Luxemburgo, Israel, Sérvia e Finlândia. Apenas dez seguem para a final, marcada para sábado.
Durante a transmissão da semifinal serão também apresentadas as canções de três países com entrada direta na final: França, Alemanha e Reino Unido.
No total, 37 países participam na edição deste ano, mas só 26 disputarão a final: os dez selecionados em cada semifinal, os chamados Big Five (França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha) e o país anfitrião, a Suíça, vencedora da edição anterior.
Na primeira semifinal, realizada na terça-feira, apuraram-se Portugal, Noruega, Albânia, Suécia, Islândia, Países Baixos, Polónia, São Marino, Estónia e Ucrânia. Foram também apresentadas nesse dia as canções de Espanha, Itália e Suíça.
A presença de Israel na competição continua a ser alvo de forte contestação. Mais de 70 artistas, entre os quais Salvador Sobral, António Calvário, Fernando Tordo, Lena D’Água e Paulo de Carvalho, assinaram uma carta aberta à União Europeia de Radiodifusão a pedir a exclusão do país. A carta acusa a televisão israelita de cumplicidade no conflito em Gaza.
Também a televisão pública espanhola, RTVE, apelou à abertura de um debate sobre a participação de Israel no festival, juntando-se a petições semelhantes lançadas em países como a Finlândia.
Foto | Sarah Louise Bennett / EBU