Pianista Artur Pizarro dá concerto em Leiria só com uma mão

Apenas com a mão esquerda – é assim que Artur Pizarro vai atuar este domingo em Leiria, em concerto integrado no festival Ronda Poética e inspirado no espírito de sobrevivência à guerra. O pianista português contava apresentar no Teatro Miguel Franco outras obras ligadas ao tema do festival, “Poesia em tempo de guerra”, mas a […]
20 Abril 2023
| Autor: Bruno Sousa

Apenas com a mão esquerda – é assim que Artur Pizarro vai atuar este domingo em Leiria, em concerto integrado no festival Ronda Poética e inspirado no espírito de sobrevivência à guerra.

O pianista português contava apresentar no Teatro Miguel Franco outras obras ligadas ao tema do festival, “Poesia em tempo de guerra”, mas a ideia foi forçosamente alterada há umas semanas: “Sofri um pequeno acidente estúpido em que cortei uma lasca de pele entre o polegar e o indicador da mão direita, não grave, graças a Deus”, contou à agência Lusa. Assim, teve de inovar: “Graças a Deus há mais repertório para a mão esquerda do que para a mão direita”, arescentou, indicando que se vai servir da obra do pianista austríaco Paulo von Wittgenstein, que perdeu o braço direito na I Guerra Mundial e que, «mesmo assim, teve uma carreira fulgurante». Daí que espere um concerto «cansativo» – «Já toquei vários concertos para a mão esquerda, mas a nível de recital completo, só com uma das mãos, é a primeira vez”, revelou. «No fundo, uso metade das mãos que tenho, mas essa mão que funciona tem de tocar o dobro das notas, notas suficientes que ambas as mãos fariam».

No domingo, atua no Teatro Miguel Franco, a partir das 21:30. A entrada é livre.