A Áustria foi a grande vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2025, cuja final se realizou este sábado à noite em Basileia, na Suíça. O tema “Starmania”, interpretado por JJ, valeu ao país a terceira vitória no concurso, com um total de 436 pontos.
O contratenor austríaco-filipino, que atua regularmente na Ópera de Viena, conquistou 258 pontos dos júris internacionais e 176 do público. A Áustria já tinha vencido a Eurovisão em 1966 e em 2014, esta última com Rise Like a Phoenix, de Conchita Wurst.
Portugal, representado pelos Napa e a canção Deslocado, terminou a competição em 21.º lugar, com 50 pontos, sendo 37 atribuídos pelos júris e 13 pelo público. Esta é a terceira vez que Portugal alcança esta posição, depois de Tó Cruz em 1995 e Rui Bandeira em 1999.
O pódio da edição deste ano ficou completo com Israel em segundo lugar (357 pontos) e Estónia em terceiro (356 pontos). A atuação da representante israelita, Yuval Raphael, foi marcada por protestos no recinto e nas imediações da arena, com vaias audíveis na transmissão e bandeiras da Palestina levantadas pelo público.
A presença de Israel voltou a ser contestada ao longo de toda a edição. Artistas de vários países, incluindo os portugueses Salvador Sobral, Fernando Tordo, Lena D’Água, António Calvário e Paulo de Carvalho, assinaram uma carta aberta dirigida à organização do concurso a pedir a exclusão de Israel, invocando a ligação da televisão pública israelita ao conflito em Gaza.
As tensões marcaram também a cobertura mediática. A televisão pública espanhola, RTVE, foi advertida pela organização depois de comentar o número de mortos em Gaza durante a emissão da semifinal. No sábado, o presidente da RTVE publicou uma mensagem de solidariedade para com a Palestina, sublinhando que “o silêncio não é uma opção”.
A final da Eurovisão foi transmitida em direto para dezenas de países a partir da arena St. Jakobshalle, em Basileia.
Foto | Corinne Cumming / EBU


