Fernando Daniel, Os Pêgas, Marco Rodrigues, Milhanas e Marta Pereira da Costa foram alguns dos artistas distinguidos na 13.ª edição dos Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA), que teve lugar na madrugada deste domingo, em Providence, nos Estados Unidos.
Portugal conquistou nove dos doze prémios atribuídos nesta edição, que decorreu no Providence Performing Arts Center e foi apresentada por Daniela Ruah e Ricardo Farias. A gala contou com atuações de Fernando Daniel, João Pedro Pais, Augusto Canário, Cremilda Medina, Jorge Silva, The Manic Boys and Girls Club e Tito Paris.
Os vencedores desta edição foram:
- Videoclipe do Ano – Fernando Daniel (Portugal)
- Instrumental – Marta Pereira da Costa (Portugal)
- World Music – Vargas Monteiro (EUA)
- Tradicional – Os Pêgas (Portugal)
- Escolha do Público – Os Pêgas (Portugal)
- Fado – Marco Rodrigues (Portugal)
- Rap / Hip-Hop / Dança – Supa Squad (Portugal)
- Rock – Silva Lining Band (Portugal)
- Pop – Mackenzie Arromba (Canadá)
- Música Popular – 4 Mens (Portugal)
- Canção do Ano – Milhanas, com “Algo Mais”
- Novo Talento – Luizinho (EUA), que recebeu um prémio de 2.000 dólares (cerca de 1.760 euros)
Para além das categorias em competição, foi atribuído o título de Embaixador Cultural ao músico português Augusto Canário, reconhecimento para quem promove a herança cultural portuguesa a nível internacional.
Estiveram ainda presentes o comediante Mike Rita, a nadadora olímpica Jayla Pina e Tony Gonçalves, autor do podcast “The Heart and Hustle of Portugal”.
A organização, que distingue anualmente artistas de origem portuguesa no mundo, anunciou que abrirá inscrições no verão para a edição de 2026. Criados em 2013, os IPMA valorizam a música lusodescendente a nível global. Em Rhode Island, cerca de 10% da população tem raízes portuguesas, sendo o português uma das línguas mais faladas no estado.
Com Lusa
Foto | International Portuguese Music Awards