Cinema Música

“Zé Pedro Rock ‘N Roll” estreia esta semana nas salas de cinema

O documentário que retrata a vida e carreira de Zé Pedro dos Xutos estreia esta semana nas salas de cinema.

O filme chega às salas de cinema aproximadamente três anos depois da morte de Zé Pedro. O realizador Diogo Varela Silva diz tratar-se de uma justa homenagem documentada em mais de 100 minutos e retrata o percurso do músico, um dos mais influentes de sempre no rock português.

Antes da estreia, o filme foi exibido em alguns festivais de cinema tendo ganho alguns prémios e distinções: “Zé Pedro Rock’ N Roll” venceu o prémio do público no festival de cinema Doclisboa, estando já também nomeado no Dili International Film Festival.

Sinopse: Zé Pedro, fundador e guitarrista dos Xutos & Pontapés e ícone do rock ‘n’ roll nacional, morreu no dia 30 de Novembro de 2017. Doente hepático, tinha feito um transplante de fígado em 2011. Subiu ao palco pela última vez a 4 de Novembro de 2017, num espectáculo esgotado no Coliseu dos Recreios, o último dessa digressão. Nascido José Pedro Amaro dos Santos Reis, em Lisboa, a 14 de setembro de 1956, tinha em palco o carisma das estrelas, movendo-se ao sabor dos acordes simples em que se funda o som da sua banda, e, fora dele, uma genuinidade cativante e calorosa. Como ele próprio costumava dizer: “Eu tenho sempre tempo para falar de rock ‘n’ roll”. E fazia-o com os companheiros de banda, com camaradas músicos, com técnicos de som e de palco, com anónimos, novos e velhos, que o abordavam para trocar dois dedos de conversa. Zé Pedro tinha sempre tempo.

Este documentário-homenagem tem assinatura de Diogo Varela Silva (“Fado Celeste”, “Fernando Maurício – O Rei Sem Coroa”, “O Fado da Bia”, “Celeste”), e mistura imagens de arquivo com entrevistas a familiares e amigos.