Música Notícias de Musica

Novo coletivo nacional revisita êxitos dos 80’s

Chegou esta semana às lojas o álbum dos 08/80, a banda que reúne Carolina Torres, Catarina Falcão, Filipe Gonçalves aos músicos e produtores Nuno Simões e Sérgio Nascimento.

Cúmplices de longa data, como músicos em vários projetos comuns, produtores e arranjadores, Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho, Deolinda, David Fonseca, Humanos, Lena d’Água, Rita Redshoes, Ultraleve e João Só) e Nuno Simões (David Fonseca, Rita Redshoes, Ultraleve e João Só), abraçaram o desafio lançado pela Universal.

Juntos fazem os 08/80, um nome que surgiu como uma brincadeira e se enquadrou no conceito da banda que, não tanto pelo tudo ou nada com que a expressão se costuma aplicar, mas pela capicua e pela fonética que nos remete para o inevitável 80.

De “Efectivamente” (GNR) a “500 Miles” (The Proclaimers), passando por “Demagogia” (Lena d’Água & Atlântida), “Crazy for You” (Madonna), “Forever Young” (Alphaville) ou este “Só Gosto de Ti” (Heróis do Mar), o intuito foi o de encontrar uma coleção de canções suficientemente identificáveis com uma época e uma geração, respeitando o legado que representam.

O que fizeram foi dar a estes temas uma nova vida. “Trazê-los à luz do dia e dar-lhe um ambiente mais séc XXI”, comentaram Sérgio Nascimento e Nuno Simões. “O que se poderá ouvir é uma proposta criativa sobre obras clássicas do imaginário coletivo da altura”, indicam Nuno Simões e Sérgio Nascimento, também eles responsáveis pela produção do álbum.