Música Notícias de Musica

Jorge Palma completa hoje 70 anos

Jorge Palma completa esta quinta-feira, 4 de Junho de 2020, a sua septuagésima volta ao Sol. Jorge Palma estreou-se em nome próprio há 48 anos, em 1972, com o single “The Nine Billion Names of God”, título retirado de um conto de Arthur C. Clarke e inspirado no livro “O Despertar dos Mágicos”, de Louis Pauwels e Jacques Bergier.

“Com Uma Viagem na Palma da Mão”, editado em 1975, foi o primeiro de 12 álbuns de originais bem sucedidos, com destaque para a dupla platina de “Voo Nocturno” (2007). Da discografia fazem ainda parte três CDs e dois DVD ao vivo, e vários temas em colectâneas, entre elas “Só” que completou recentemente 25 anos.

Mas há mais: uma história de colaborações, que vão dos arranjos para Amália Rodrigues até à direcção musical de peças de Bertolt Brecht. A par da carreira a solo, Jorge Palma integrou outros projectos como Palma’s Gang, Rio Grande, Cabeças no Ar e Juntos, ao lado de Sérgio Godinho. Entre as distinções, destaque para o prémio José Afonso, que recebeu em 2002; os Globos de Ouro, atribuído em 2008 e 2012; e o prémio Pedro Osório da SPA, em 2012.