Entrevista Fingertips

Os Fingertips atuam no dia 6 de julho no palco principal das Festas de São Pedro em Porto de Mós
2 Julho 2024
| Autor: Luis Carvalho

Será no penúltimo dia (6 de julho) das Festas de São Pedro que irá subir a palco aquele que promete ser outro dos concertos mais marcantes da edição deste ano do certame. Falamos dos Fingertips, uma banda de pop/rock portuguesa que ao longo dos anos conquistou o público com canções que frequentemente se ouvem nas listas de sucessos das rádios portuguesas, entre elas a Rádio Dom Fuas. Para muitos, é vista como uma das bandas mais icónicas e de estatuto memorável no espetro nacional. A propósito do concerto em Porto de Mós, a Rádio Dom Fuas falou com Zé Manel, o vocalista da banda. A entrevista pode ser ouvida aqui:

A banda surgiu em 2002 pelas mãos de Zé Manuel e Rui Saraiva e um ano depois lançou o seu álbum de estreia All ‘Bout Smoke N’ Mirrors e alcançaram o primeiro lugar nas rádios com o primeiro single Melancholic Ballad, onde também incluiu Picture Of My Own como trilha sonora de uma publicidade televisiva.

O ano de 2006 marca o lançamento do segundo álbum – Catharsis – tendo como singles You’re Gone, Cause to Love You e Move Faster. Em 2009, a banda lançou Magic Heart EP e o single Do It (Magic Colors) alcançou a posição primeira posição nas rádios e no iTunes. No mesmo ano tocaram no Rock in Rio Lisboa e no Festival Vilar de Mouros. Ainda em 2009, Zé Manel saiu da banda. O vocalista viria a ser substituído, por Joana Gomes, no ano seguinte, numa altura em que a banda tomava um novo rumo. Em 2001, os Fingertips lançou o álbum Venice e 2 no ano seguinte. Em 2015, a banda viaja para a cidade americana de Los Angeles, tornando-se no epicentro da inspiração da banda quando estavam a gravar no The Ballroom Studios e East West Studios com Mark Needham.

Ainda no mesmo ano publicam o single Out of Control, produzido e mixado por Mark Needham no The Ballroom in Hollywood. Em 2016 iniciaram uma viagem pela Europa, passando por Paris, Bruxelas, Amesterdão, Hamburgo, Berlim onde filmaram um documentário sob a direção do realizador Vasco Mendes. Mais tarde, voltam a Hollywood para gravar com Mark Needham o single Kiss Me e convidam o realizador Vasco Mendes para produzir o novo vídeo, aproveitando as paisagens de Hollywood, Santa Monica e Venice Beach.

O ano de 2018 marca o regresso de Zé Manel à banda, ano em que assinalam o 15.º aniversário e lançam o primeiro single do ano My Everyday. Nesse mesmo ano, toda a discografia gravada entre 2003 e 2009 é reeditada em formato digital, tendo sido também lançadas novas canções originais.

Após quatro anos sem lançarem algo novo, 2022 marcou o retorno ao estúdio com o lançamento do EP Dear Jean, retorno que «contou com a restituição de Zé Manuel ao papel original de vocalista da banda», explica a banda na sua página oficial. No ano em que assinalou 20 anos de carreira, a banda adquiriu uma nova faceta rejuvenescida e jovial, onde temas como Better e Dark Phoenix expõem «um gosto adquirido pela componente eletrónica e pelas batidas e melodias inflamáveis onde o pop moderno é rei», destaca ainda.

Texto: Jéssica Silva
Entrevista: Luís Carvalho