Início » Concerto sem música dá voz aos imigrantes em Alcobaça

Concerto sem música dá voz aos imigrantes em Alcobaça

27 Abril 2023
[shared_counts]

Vinte colunas, uma para cada migrante latino-americano, numa plateia vazia, para um concerto sem música e que tem precisamente esse nome: “Concerto”. O projeto de Tiago Cadete estreia na cidade de Alcobaça a 5 de maio, e pretende dar voz aos que deixam os seus lugares de origem e «são pouco ouvidos» nos países que os acolhem. “Concerto” «revela a voz de migrantes de países latino-americanos que vivem em Portugal (Alcobaça, Leiria e Pombal) e em Espanha», numa performance que «inverte aquilo que normalmente se passa numa sala de teatro», disse o artista à agência Lusa. De acordo com o farense, “a plateia estará vazia e o público sentado no palco”.

As vozes dos migrantes, que foram gravados ao longos dos últimos dois meses em Portugal e Espanha (resultado de quatro residências artísticas), serão difundidas nas colunas, narrando as suas próprias histórias, em português do Brasil e «em bom portunhol», histórias «de como a precariedade gera violência, de uma mulher agredida pelo companheiro, que a chegou a tentar envenenar, e que levou anos para se libertar». Ou «a de um migrante LGBT, filho de um pastor de um igreja na América Latina, teve que ir para Espanha para se poder assumir», revela Tiago Cadete. Há ainda lugar para a leitura de um “Manifesto do Migrante”, dito a 20 vozes por todos os migrantes participantes.

“Concerto” estreia no dia 05 de maio, no Cine-Teatro de Alcobaça, com posteriores apresentações a 12 e 13 de maio, no TAG – Llevant Teatre, em Granollers, na Catalunha. O espetáculo contará com uma tradução integral de todos os depoimentos, em quatros línguas, que será distribuída ao público no final da ‘performance’.

[shared_counts]