Informação

Batalha investe na iluminação LED

O Município da Batalha anunciou a instalação de mais de 1.500 unidades de iluminação LED, nas principais vias de comunicação e centros urbanos, uma aposta que vai permitir melhorar a eficiência energética, poupando 275.000 kWh por ano.

A autarquia vai avançar com uma candidatura ao programa Operacional Centro 2020 para a instalação da iluminação, que inclui ainda, também, medidas de racionalização das condições energéticas em edifícios e piscinas públicos, num investimento superior a um milhão de euros, informa o comunicado da autarquia.

Esta intervenção ao nível da iluminação pública vai ser implementada, de forma faseada, visando uma maior eficiência energética da rede de iluminação pública municipal, cujo investimento inicial ronda os 600 mil euros, sendo cofinanciado em 85% por fundos europeus (FEDER).

A nota de imprensa refere ainda, que estas medidas de eficiência energética poderão representar uma redução da fatura energética de cerca de 40 mil euros anuais, perspetivando-se que o investimento seja integramente reembolsado no prazo de uma década e meia.

O autarca Paulo Batista dos Santos citado na nota de imprensa diz que “este é um importante investimento na estratégia municipal para a sustentabilidade ambiental e energética e que irá permitir à autarquia poupar várias dezenas de milhares de euros anuais”.