Porto de Mós

História da Rádio Dom Fuas

A História da Rádio Dom Fuas (1986-2016)

Tudo começou nas Pedreiras em 1986, numa pequena garagem, e com um emissor colocado em cima de um carvalho. Mais tarde chegou o nome: Rádio Dom Fuas – pela identificação da terra com a histórica figura de Dom Fuas Roupinho – e as instalações mudaram para s vila de Porto de Mós.

A legalização só chegou em 1988, altura em que a rádio se uniu ao jornal O Portomosense, inseridos numa cooperativa, a Cincup (Cooperativa de Informação e Cultura de Porto de Mós), e, mais tarde, com a ZonaTv, canal de conteúdos video online, como cpomplemento da própria rádio e jornal.

Nestas anos todos a animar Porto de Mós e um pouco de todo o Litoral Oeste, foram vários os programas que marcaram a vida da comunidade. Além da animação, a Dom Fuas sempre procurou informar e formar a população, através de entrevistas, debates e dando voz aos portomosenses. Nunca ficou à margem dos acontecimentos que foram marcando a actualidade. Prova disso foram, por exemplo, os 15 programas dedicados aos últimos países que integraram a União Europeia, procurando desmistificar os “novos vizinhos”.

O papel da Rádio Dom Fuas não se esgotou na programação que apresentou ao longo destes anos. Muitas vezes “saiu do estúdio” e procurou o apoio da comunidade para causas sociais, como foi o caso da campanha de apoio às vítimas das cheias do Alentejo, em 1997, ou várias campanhas de recolha de alimentos para os bombeiros, durante fortes incêndios florestais que assolaram o concelho.

Em 2008, a Cincup adquiriu novas instalações, na rua Mestre de Aviz, em Porto de Mós, que são, à data, sede da rádio, jornal e canal online.

A aposta na expansão não se ficou por aqui. Em 2010 a Rádio Dom Fuas deu um importante passo ao tornar-se uma rádio regional que abrange grande parte da região Centro e Litoral-Oeste, através da principal frequência em 100.1 FM (Porto de Mós, Batalha e Leiria) e da micro-frequência 98.5 FM (Mira de Aire, Torres Novas, Alcanena).

A Dom Fuas Fm resulta de uma constante resposta na profissionalização de conteúdos e recursos humanos, para que todo o nosso auditório tenha acesso ao melhor entretenimento e informação.

30 anos depois, a história continua…

 

 

 

 

 

 

Share This

Rádio Dom Fuas

Partilhe com os seus amigos